Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    OAB-PE e UNICAP trabalham em projetos envolvendo a promoção de cursos e mutirão carcerário

    há 8 anos

    A OAB-PE e a Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) devem anunciar novidades em breve. Nesta terça-feira, dia 2, o presidente da Ordem, Ronnie Preuss Duarte, esteve com o reitor da UNICAP, padre Pedro Rubens, em visita de cortesia. Na ocasião, os dois falaram acerca de agendas comuns das instituições, que juntas vão investir em projetos permanentes.

    A primeira frente de trabalho será voltada para o voluntariado. Juntas, as duas instituições vão ofertar um curso específico sobre o tema abordando questões como a de orientação ao voluntariado e o estímulo de práticas cidadãs, com o treinamento para o exercício de serviços voluntários à população. Para o reitor da universidade, está é uma cultura que precisa ser disseminada no Brasil. “Na área do Direito temos uma grande quantidade de profissionais que pode fazer muito mais pelo nosso país dentro do sistema de voluntariado. São pessoas qualificadas e aptas para atender demandas inseridas nos mais diversos aspectos”, afirmou. Idosos e pessoas com deficiência serão o público alvo.

    Com a Comissão de Acompanhamento do Sistema Penitenciário já em funcionamento, a OAB-PE também vai trabalhar em mutirões penitenciários em parceria com a UNICAP. O projeto vem para promover o desafogamento do sistema carcerário. O trabalho envolve a Assessoria de treinamento, estágio, pesquisa e integração (Astepi) e promete tomar forma já nos próximos dias. “Nossa comissão foi instituída para apresentar soluções práticas. Precisamos de efetividade, principalmente diante da situação presente no sistema penitenciário do Estado”, destaca o presidente Ronnie Duarte. “A parceria com a Universidade Católica vem em momento oportuno para dinamizarmos a busca por soluções”, afirmou.

    De forma inédita, a Ordem também está reunindo suas comissões já instituídas para, em diálogo aberto com a UNICAP, trabalhar a iniciação de cursos em vários temas. As Comissões de direitos humanos, do idoso e das pessoas com deficiência, por exemplo, serão acionadas no sentido de fomentarem propostas para que a oferta dos cursos possa ser iniciada ainda no primeiro semestre, permitindo uma maior inclusão social.

    “A Ordem e a UNICAP já trabalham várias parcerias de forma pontual, como a campanha Vote Limpo. Esta boa relação nos traz para este novo momento, onde estamos desenvolvendo projetos em caráter permanente”, destaca o padre Pedro Rubens. Já está sendo montado um grupo de trabalho com integrantes das duas instituições para discutir o formato dos cursos e questões como carga horária e metodologia. A Escola Superior de Advocacia Ruy Antunes (ESA-PE), dirigida pelo advogado Carlos Neves, também será envolvida nos trabalhos.

    A ocasião também foi marcada pela entrega do convite para a posse festiva da nova diretoria da Ordem ao reitor da instituição. Participaram do encontro os conselheiros seccionais Fernando Lapa, Maria Rita Holanda e Catarina Almeida, que atualmente preside a OAB Caruaru. Também na reunião o chefe de gabinete do reitor, Rodrigo Pelegrino.

    • Publicações2322
    • Seguidores108
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oab-pe-e-unicap-trabalham-em-projetos-envolvendo-a-promocao-de-cursos-e-mutirao-carcerario/302753403

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)