Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Movimento + Mulheres na OAB é lançado em Pernambuco

    há 9 anos

    Exibição de vídeo, palestra e momento cultural marcaram o lançamento do Movimento + Mulheres na OAB, em Pernambuco, na tarde da terça-feira, dia 25. Na organização do evento, a vice-presidente da OAB-PE e presidente da Comissão da Mulher Advogada, Adriana Rocha Coutinho. Ao abrir a programação, ela destacou que campanha visa estimular o empoderamento das advogadas em todo o território nacional. “Não se trata de uma política de cota. A vocação da OAB é do equilíbrio e da igualdade”, enfatizou.

    Na solenidade que lotou o auditório da OAB-PE, Adriana presidiu os trabalhos da mesa, composta ainda pela presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) da OAB, Catarina Oliveira; a conselheira seccional da OAB-PE e presidente do Clube dos Advogados de Pernambuco, Nair Andrade; e a advogada e professora Maria Rita Holanda.

    “As alterações no instituto da incapacidade na Lei 13.146/2015” foi tema da palestra proferida por Maria Rita, que leciona na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Sancionada, em julho último, a Lei institui o Estatuto da Pessoa com Deficiência, e entrará em vigor em dezembro próximo.

    Em sua exposição, a professora destacou que de acordo com a nova legislação, todas as pessoas com deficiência passam a ser, em regra, plenamente capazes para o Direito Civil, o que visa a sua plena inclusão social, em prol de sua dignidade. Respeito pela dignidade inerente; não discriminação, igualdade de oportunidade e acessibilidade foram alguns dos princípios da Lei elencados por Maria Rita.

    Quem também fez uso da palavra foi Nair Andrade, destacando a alegria em testemunhar o lançamento do Movimento + Mulheres na OAB. “É motivo de satisfação”, enfatizou. Ela, que tem 88 anos de idade, vive a política de Ordem há 44 anos.

    O momento cultural da tarde ficou a cargo da advogada Elka Freitas, que cantou emocionando a todos. “Cantar na OAB é um sonho realizado”, disse Elka, que integra a Comissão da Mulher Advogada da OAB-PE. A programação foi marcada ainda pela exibição do vídeo da I Conferência Nacional da Mulher Advogada, realizada em maio último; e entrega de kits, com livro e adesivos alusivos ao Movimento + Mulheres na OAB. O diretor tesoureiro da OAB-PE, Bruno Baptista; o presidente da Subseccional OAB de Arcoverde, César Macedo; e o advogado Sílvio Neves Baptista, prestigiaram o evento. Também registrada a participação de diversas conselheiras, integrantes de comissões e advogadas já engajadas na política de Ordem.

    • Publicações2322
    • Seguidores108
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações18
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/movimento-mulheres-na-oab-e-lancado-em-pernambuco/225919610

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)